Fuja da poupança
- Rossi Capital

- 20 de nov. de 2019
- 2 min de leitura
A caderneta de poupança não rende hoje, o que rendia no passado. Descubra o porquê e diversifique seu investimento para não perder dinheiro.

Qual o Rendimento da Poupança
O rendimento da poupança é determinado pelo comportamento da taxa Selic e da variação da TR (Taxa Referencial, decidida pelo governo). Então, basta conhecer os seus valores para fazer os cálculos.
A poupança funciona como um empréstimo do seu dinheiro ao banco emissor. Em troca, você recebe uma taxa de rentabilidade.
Essa taxa, por sua vez, pode ser calculada de duas formas:
Se a taxa Selic estiver acima de 8,5% ao ano, o rendimento da poupança será 0,5% ao mês + TR;
Caso a taxa Selic esteja menor ou igual a 8,5% ao ano, o rendimento da poupança será 70% da Selic + TR
Com a taxa Selic em 5,0% ao ano (dado de outubro de 2019) e a TR próximo do 0%, o rendimento da poupança hoje é de 70% da Selic + TR. Portanto, ela rende em torno de 3,50% ao ano.
Essa regra da taxa de rendimento da poupança foi estabelecida em 2012, pelo governo. Desde então, essa aplicação tem se tornado cada vez menos rentável ao poupador.
Em uma rápida análise, vemos que a caderneta de poupança irá render no ano de 2020, menos que a inflação projetada para o mesmo período (3,6% segundo o Boletim Focus).
Desta forma, seu dinheiro irá render, mas abaixo do que ele irá se desvalorizar.
Busque outras formas de investir o seu dinheiro, como fundos imobiliários (Dividend Yield geralmente superiores à 0,5% a.m.), CDB's com rendimento próximo ou superior ao CDI (acumulado de 12 meses em 6,15%), fundos de investimentos mais agressivos como Alaska Black ou Brasil Capital com mais de 30% a.a. (por se tratar de fundos agressivos, existe o risco de perda de capital, por isso, utilize um percentual baixo da sua carteira).




Comentários