LCI e LCA. O que são e como investir?
- Rossi Capital

- 1 de abr. de 2020
- 2 min de leitura
Letra de Crédito Imobiliário (LCI) e Letra de Crédito do Agronegócio (LCA) são títulos de renda fixa emitido por bancos.
⠀
Os recursos captados pelo emissor são utilizados para o financiamento das atividades de cada um dos dois setores. Em troca, ele oferece ao comprador uma taxa de rentabilidade anual, que é definida no momento da compra.
⠀
Ambas possuem data de vencimento estabelecida. Assim, ao investir nesses ativos, você já tem uma ideia de quanto o seu dinheiro irá render até o final do prazo.
⠀
Vantagens:
⠀
1. Rentabilidade: a LCI e LCA costumam ter taxas de rentabilidade muito próximas do CDI, que é o benchmark da renda fixa. Então, se você que investir com rendimentos alinhados ao mercado, elas podem ser ótimas alternativas.
⠀
2. Diversificação: geralmente, esses ativos são recomendados para a diversificação da carteira. Como eles financiam setores estratégicos da economia, você pode ganhar dinheiro e ainda ajudar no desenvolvimento deles.
⠀
3. Segurança: LC x poupança? Se essa era a sua dúvida, aqui está a resposta: LCI e LCA são classificados como investimentos de baixo risco por contarem com a garantia do Fundo Garantidor de Créditos para investimentos de até R$ 250 mil. Então, elas podem ser interpretadas como ativos tão seguros quanto a poupança.
⠀
4. Isenção de taxas: esta é uma das melhores vantagens destas aplicações. Você investe o seu dinheiro e ganha rendimentos sem pagar impostos.
⠀
Pontos de atenção:
⠀
1. Período de carência: a LCI e LCA costumam ter prazo de carência, ou seja, você não pode solicitar o resgate delas durante esse intervalo de tempo.
⠀
2. Liquidez: além do prazo de carência, esses ativos têm baixa liquidez. Isso significa que o ideal é mantê-los até a data do vencimento para evitar perdas nos rendimentos.




Comentários