CDB, DI e CDI. Para que servem?
- Rossi Capital

- 1 de abr. de 2020
- 2 min de leitura
Sigla de Certificado de Depósito Bancário (CDB) seria uma espécie de empréstimo que o cliente faz pro banco. A instituição recebe dinheiro e o usa pra emprestar a outras pessoas. O combinado com você que investiu é devolver o dinheiro acrescido de um adicional, os juros.
Em algumas situações, o banco e o cliente negociam uma porcentagem de remuneração que vai ser fixa e valer por todo o período acertado, tipo 10% ao ano. Isso se chama investimento prefixado.
Outra possibilidade é a do CDB pós-fixado. Por investir, o cliente vai receber o equivalente a uma taxa escolhida como referência. Pode ser um índice de inflação, mas a mais comum costuma ser o CDI, Certificado de Depósito Interbancário (uma espécie de empréstimo entre bancos). Então, nesse caso, você verá ofertas como a de CDBs que pagam 110% do CDI. Se o CDI for de 7% num ano, isso significa que a rentabilidade será de 7,7% (ou 110% da taxa de 7%). Diariamente os bancos fazem uma série de transações entre eles. São saques, depósitos e transferências e pode acontecer de um fechar o dia com saldo no vermelho e o outro no azul. E quando é preciso repor esses buracos um acaba ajudando o outro. Os empréstimos entre os bancos (CDIs) são de prazo muito curto e, por esse motivo, eles adotam juros específicos para essas operações. Normalmente essas taxas valem naquele dia, no outro o valor já vai ser diferente.
O CDI em si não é um investimento disponível pra pessoa física, mas costuma ser usado pelos bancos para remunerar o CDB pós fixado e o percentual pago varia de empresa para empresa. O CDI também é uma das principais formas de remuneração usadas pelos Fundos DI. Se ficou curioso pra saber quanto é a taxa consulte o site da Cetip, instituição responsável por calculá-la.
A Cetip (Central de Custódia e Liquidação Financeira de Títulos Privados) registra os títulos de empréstimos entre os bancos, calcula diariamente a média desses juros que definem a taxa DI e divulga o seu valor. A taxa DI anualmente é próxima da Taxa Selic, que é definido pelo Banco Central. A Cetip apesar de toda essa responsabilidade, não é um orgão do governo, é uma empresa de capital aberto, CTPI3.




Comentários